O Grupo Parlamentar do CDS, por iniciativa da Deputada Graça Silveira, questionou, esta quinta-feira, o Governo Regional sobre o projeto de requalificação das Termas do Varadouro.
O edifício das Termas do Varadouro foi inaugurado em 1954 e, na altura, dotou a ilha do Faial com uma das melhores instalações do género existentes nos Açores. Em abril de 1999, ou seja, faz precisamente 20 anos, que o Governo assumiu publicamente o compromisso, através dum Comunicado do Conselho de Governo, de mandar elaborar o projeto de reabilitação das Termas do Varadouro. Em 2009, o Governo, em parceria com o INOVA, lançou um projeto visando potenciar o termalismo nos Açores (TERMAZ), no qual estava incluído o processo de reabilitação das Termas do Varadouro.
Apesar do Governo Regional, através da Sociedade “Ilhas de Valor”, ter recuperado as Termas da Ferraria em São Miguel e do Carapacho, na Graciosa, inauguradas em 2010, para o CDS, é lamentável, que a intervenção nas Termas do Varadouro tenha caído no esquecimento, após todo um processo mal conduzido e mal explicado.
Considerando ainda que, que o Governo dos Açores pretende que a atividade do Turismo de Saúde seja “potenciadora não só da componente turística, mas também do desenvolvimento do Serviço Regional de Saúde”, o Grupo Parlamentar do CDS quer saber quais os resultados do projeto TERMAZ, nomeadamente no que se refere à qualidade da água das Termas do Varadouro para fins terapêuticos, se o Governo Regional já concluiu o processo de certificação das termas e águas termais dos Açores, como se comprometeu no seu Programa para esta legislatura, em que fase se encontra o projeto de requalificação das Termas do Varadouro e se, na ausência de um investidor privado, vai ou não o Governo Regional recuperar as termas do Varadouro, à semelhança do que fez nas termas da Ferraria e Carapacho.
videos cds