Os candidatos do CDS pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas foram recebidos em audiência, esta tarde, no Comando Regional dos Açores da PSP em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Em declarações prestadas à imprensa, o cabeça de lista Rui Martins afirmou que “as forças de segurança representam a soberania nacional e a coesão territorial. Por isso, necessitam da maior dignidade. O CDS considera que deve haver um investimento coeso e constante para a preservação das forças de segurança.”
De acordo com Rui Martins, “As forças de segurança são, a par da Saúde, o tipo de bem do qual sentimos a falta só quando não está presente e nos falha. O CDS não quer deixar que as forças de segurança decaiam ao ponto em que haja uma falência de uma função de soberania do Estado”.
Relativamente ao panorama atual, o CDS considera que “há falta de investimento ao nível das infraestruturas e sobretudo falta de investimento ao nível dos recursos humanos. E não se trata somente de investimento financeiro, mas também da vontade do Estado em valorizar e dignificar as suas forças de segurança”. Trata-se igualmente de uma questão de fomentar “a transmissão de uma imagem de força de segurança organizada”.
Rui Martins denuncia que “no que toca a condições condignas de trabalho, a salários e incentivos para os agentes policias, nomeadamente seguros de risco, essa valorização não se verifica”. Critica ainda que “se usem as forças policiais como armas de arremesso político, como por exemplo comprando uma série de viaturas para distribuir, para dar a imagem de que há um investimento”.
Para o CDS, o verdadeiro investimento passa primeiro por “o Governo assumir, como desígnio nacional, as forças policiais como garantia de um Estado de direito e de um Estado soberano”.
videos cds