O Candidato do CDS/PP de São Miguel às próximas eleições legislativas regionais, Nuno de Bettencourt Gomes, acompanhado de outros membros da candidatura, visitou neste sábado a sede da banda filarmónica União dos Amigos da Vila das Capelas, fundada em 1876. À saída desta visita, inserida no âmbito da ação de campanha realizada nas Capelas, o candidato afirmou que: «Foi com grande pesar que ouvimos, da parte do jovem presidente da direção desta banda, Fábio Bernardino, o relato das enormes dificuldades por que atravessa esta instituição, já com 144 anos de existência, para fazer face às diversas despesas de funcionamento e de manutenção das instalações, cujo teto ainda está revestido a amianto. Por isso, e em resultado da pandemia a União dos Amigos encontra-se sem atividade no presente momento».
Nuno Gomes enfatizou que «as Capelas têm cerca de 4.000 habitantes e esta instituição centenária é um património cultural inestimável desta localidade e da nossa ilha e um bem essencial para o desenvolvimento pessoal e para a integração social dos jovens capelenses, que merece ser acarinhada e mais apoiada».
O Candidato afirmou ainda que «o CDS tem orgulho na defesa das bandas filarmónicas dos Açores, nomeadamente ao conseguir que fosse aprovado o Programa de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas da Região Autónoma dos Açores (SOREFIL), embora reconheça que, por vezes, estes apoios nem sempre bastam, face às dificuldades que muitas delas atravessam, como é este caso, sendo necessário mais previsibilidade e estabilidade nos apoios concedidos às nossas filarmónicas. Para nós o mais importante de uma campanha, e o que nos leva às ruas de São Miguel, é ouvir e dar voz aos anseios dos micaelenses, por isso apelamos a que as diversas entidades analisem a situação da banda União Amigos das Capelas e congreguem esforços para que esta retome a sua atividade e continue a ocupar o seu merecido lugar entre as forças vivas desta ilha».
videos cds