Um voto no CDS é um voto no futuro
Educação

Artur Lima, Presidente do CDS-PP Açores e cabeça-de-lista pela ilha Terceira às próximas eleições legislativas regionais, declarou nesta quinta-feira que “o combate à pobreza começa com o ensino e a educação, devendo promover-se a formação e a qualificação dos jovens Açorianos de modo a assegurar algumas profissões fundamentais para a sociedade civil que não passam necessariamente pela frequência do Ensino Superior”.

À saída de uma visita à Escola Profissional da Praia da Vitória, Artur Lima enalteceu “um estabelecimento de ensino com ótimas instalações e cursos de elevada qualidade, o qual, infelizmente, sofre concorrência de outros cursos públicos” e defendeu que “ao invés de concorrência, deveria existir uma articulação entre escolas como esta e os cursos ministrados no ensino público, para que os jovens tivessem a melhor oferta formativa possível”.

De acordo com o cabeça-de-lista do CDS-PP, o ensino ministrado na Escola Profissional da Praia da Vitória é “o tipo de ensino que combate eficazmente o abandono escolar precoce e no qual o Governo Regional deveria apostar, nomeadamente apoiando os cursos de nível 5, uma vez que se tratam de cursos direcionados para aqueles estudantes que não concluíram o Ensino Secundário ou não conseguiram entrar no Ensino Superior.” Perspetivando a próxima legislatura, o líder centrista adiantou que “o Prémio de Mérito, atualmente atribuído, por proposta do CDS, aos jovens que ingressam no Ensino Superior, poderá estender-se a jovens que ingressem em cursos deste tipo, que os capacitam para a vida ativa e profissional”.

Artur Lima declarou ainda que “o CDS-PP bater-se-á pela criação de um gabinete de apoio ao estudante deslocado, bem como pela criação de uma bolsa para ajuda aos pagamentos à habitação dos estudantes deslocados”.

Também o Presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, que acompanhou a visita à Escola Profissional da Praia da Vitória, se pronunciou sobre “a centralidade dada pelo CDS-PP ao tema da Educação”, frisando que “Artur Lima tem dito muitas vezes que é preciso capacitar aqueles que têm menos recursos para ter à sua disposição todas as ferramentas para investir na sua formação”.

Francisco Rodrigues dos Santos fez notar que “para milhares de jovens açorianos, a educação é a única forma que têm para vencer na vida, reparar o elevador social e subir de acordo com as suas pretensões, apostando no seu próprio mérito”. O dirigente nacional do Partido declarou que “o sucesso escolar nos Açores não pode ser determinado pelo código postal, nem os jovens Açorianos com menos recursos ser sujeitos à desigualdade de oportunidades que decorra de viverem numa ilha sem oferta formativa, vendo o seu horizonte de sucesso amplamente reduzido”.

“Nesta campanha”, acrescentou Francisco Rodrigues dos Santos, “nós temos ouvido apenas um único partido preocupado com o legado que os Açorianos deixarão para as próximas gerações, procurando assegurar que os Açores sejam uma Região onde os jovens podem realizar os seus sonhos. Esse partido é o CDS e é por isso que um voto no CDS é um voto no futuro.”

CDS Açores
22-10-2020
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds