No âmbito do debate do Plano e Orçamento para 2022, o deputado Rui Martins do CDS-PP declarou que “temos, nos Açores, um governo que sabe a importância do ambiente e das alterações climáticas”, o que se prova por este plano de investimentos, que é “o maior para a área do ambiente dos últimos 8 anos”.
“Há um projeto para o ambiente. A coligação PSD/CDS-PP/PPM tem um verdadeiro projeto de desenvolvimento sustentável e tudo fará para deixar às gerações futuras a maior riqueza que herdou das gerações passadas, preservando e protegendo o nosso património natural e preparando a nossa Região para os desafios de hoje e do amanhã”, afirmou Rui Martins.
O deputado destacou “os investimentos que este governo soube perspetivar e materializar no âmbito dos Projetos REACT-EU, com 6 projetos aprovados, que captam 13 milhões de euros de investimento até 2023, dos quais 7 milhões serão já executados em 2022”.
O deputado do CDS-PP referiu ainda “a aposta da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas na restruturação de centros de resíduos, que os sucessivos governos socialistas foram deixando ao abandono, sem investimento e sem supervisão”, tendo em conta “a importância de implementar medidas para responder às exigências de uma gestão responsável em matéria de resíduos”.
“Com o XIII Governo Regional, os açorianos sabem que o combate às alterações climáticas, a preservação do nosso património natural, a qualidade ambiental, a gestão dos nossos recursos hídricos e o ordenamento do território, constituem pilares de uma estratégia que garantirá o progresso económico e social dos Açores, numa lógica de verdadeiro desenvolvimento sustentável de toda a Região”, considerou Rui Martins.
Entre as demais linhas de ação da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, lideradas pelo Senhor Secretário Regional Alonso Miguel, o Grupo Parlamentar do CDS-PP congratula-se designadamente com a elaboração do Roteiro para Economia Circular Regional, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica dos Açores, o programa para a melhoria do conhecimento da localização e estado de conservação dos solos orgânicos e turfeiras, a monitorização do stock de carbono, a implementação de sistemas de alerta de cheias em bacias hidrográficas e o investimento na rede de monitorização e na plataforma de informação da qualidade do ar.
videos cds