Os deputados do CDS-PP Açores reuniram nesta quinta-feira em Angra do Heroísmo com a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, no âmbito da Estratégia da Educação para a Década.
Nesta reunião, a convite da S.ra Secretária no seguimento da proposta da criação desta Estratégia, a líder parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, saudou o Governo Regional pelo “empenho no diálogo e na concertação com as diversas bancadas parlamentares, com vista a uma maior estabilidade na área da educação, definindo uma estratégia e prioridades a 10 anos e contando com os contributos de todos”.
De acordo com o deputado Pedro Pinto, “falar sobre o futuro da educação é falar das novas gerações, dos professores, dos funcionários das escolas, dos edifícios, do ensino regular e do ensino profissional e do acesso ao ensino superior, em suma, é falar sobre o futuro dos Açores e do grande desafio que temos em mãos”.
Os deputados declararam que “o CDS-PP sempre defendeu que a formação e a educação são pilares determinantes para que os Açorianos possam ter maiores garantias na sua vida e mais oportunidades sociais e profissionais” e recordaram “os contributos que o CDS-PP tem dado na área da Educação, muitos dos quais são hoje direitos dos Açorianos, como é o caso dos manuais escolares gratuitos, do Gabinete de Apoio ao Estudante Deslocado, do Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior ou do Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas”.
A deputada Catarina Cabeceiras afirmou que “o desenvolvimento económico e social da Região só é possível se tivermos uma população devidamente qualificada. Só assim o elevador social se ativa e ascende”. Por isso, defende, “é crucial combater o abandono escolar precoce, bem como continuar o processo que este Governo Regional tem desenvolvido no incentivo à frequência do ensino superior, através do Prémio de Mérito, das bolsas de estudo e do Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas, este último inicialmente dirigido aos estudantes da Universidade dos Açores com dificuldades financeiras e depois alargado a alunos inscritos noutras instituições de ensino superior”.
Os deputados do CDS-PP manifestaram junto da S.ra Secretária da Educação a necessidade de “desburocratizar o trabalho dos professores, para que estes estejam focados naquela que é a sua função: ensinar”. Apontaram também como “imprescindível avaliar e diagnosticar as necessidades docentes na Região para os próximos anos”, lembrando “as muitas vezes, no passado, em que se alertou para a falta de professores em determinadas áreas”.
O deputado Pedro Pinto expressou a sua preocupação quanto ao ensino profissional, sugerindo que “a Região beneficiaria de uma aposta na especialização e complementaridade entre as escolas profissionais e as escolas do ensino regular, ao invés da separação e concorrência entre si”.
Os deputados referiram ainda “a importância da formação contínua de docentes” e apontaram como “fundamental a formação do pessoal não docente”, matérias que deverão vir a ser aprofundadas em reunião futura.
videos cds