Os deputados da coligação PSD/CDS-PP/PPM apresentaram esta semana uma iniciativa legislativa que recomenda ao Governo Regional a tomada de medidas de apoio aos produtores de leite de São Jorge, em reconhecimento das especificidades do sector leiteiro nesta ilha.
A apresentação da iniciativa decorreu após uma reunião com a direção da Uniqueijo, na Beira, Ilha de São Jorge, na qual estiveram presentes a deputada Catarina Cabeceiras do CDS-PP e o deputado Paulo Silveira do PSD.
A deputada do CDS-PP eleita pelo círculo de São Jorge defende que “a produção de leite em São Jorge afigura-se como única nos Açores, dado o seu contributo para a elaboração do produto de excelência que é o Queijo de São Jorge, um Produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), pelo que importa ser considerada no Programa POSEI, que reconhece e apoia a diferenciação produtiva das Regiões Ultraperiféricas”. Saliente-se que o Programa POSEI aplicável nos Açores será redesenhado pelo Governo Regional para ter efeitos a partir de 2023, com o novo quadro comunitário de apoio.
Assim sendo, os deputados da coligação pretendem que o Governo Regional “adote uma medida de apoio direto aos produtores de leite de São Jorge, através do Programa POSEI, de forma a incentivar a produção de leite”, que se aposte “na inovação do queijo produzido pelas Cooperativas” e se promovam “ações de marketing, por forma a conseguir-se a valorização do Queijo de São Jorge, e consequente repercussão no rendimento dos produtores”. “É fundamental consolidar os mercados já existentes e alcançar novos mercados para o Queijo de São Jorge”, afirmou a deputada centrista.
A iniciativa subscrita por PSD/CDS-PP/PPM salienta ainda “a importância de manter a produção de leite nesta ilha”, em circunstâncias em que “muitos dos produtores encontram-se desmotivados em dar continuidade a este tipo de produção”, por diversos motivos, que vão desde a falta de mão-de-obra ou o contínuo aumento dos custos de produção.
Pese embora a ilha de São Jorge seja “a terceira maior produtora de leite” nos Açores, contabilizando 211 produtores em 2021, os deputados alertam para “a constante diminuição dos litros de leite entregues pelos produtores de leite nas fábricas, o que poderá pôr em causa a sustentabilidade do setor cooperativo”, se não forem tomadas medidas em sentido diverso.
videos cds