No final de uma visita ao edifício Foros de Solmar, localizado na freguesia de São Pedro em Vila Franca do Campo, os deputados do CDS-PP congratularam-se pelo “reforço da oferta habitacional que já se verifica na Região, em resultado das políticas promovidas pelo XIII Governo Regional”.
Os deputados sublinharam, nesta quarta-feira, “a proatividade do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, que tutela a área da habitação, em dar cumprimento a algo que no CDS-PP sempre defendemos, que é o acesso a habitação condigna”.
De acordo com a líder parlamentar do CDS-PP Açores, deputada Catarina Cabeceiras, “a aquisição do empreendimento habitacional Foros de Solmar demonstra a determinação em resolver uma questão que já se arrastava no tempo”, e que se afigura positiva também do ponto de vista financeiro, já que a compra do imóvel permitiu reduzir os encargos financeiros para a Região. A deputada recordou ainda “outra questão que estava pendente, a do empreendimento Detráz-os-Mosteiros na Ribeira Grande, que também conheceu um desfecho positivo” graças ao trabalho do atual executivo.
Os deputados do CDS-PP consideram “fulcral o aumento da oferta pública de habitação nos Açores”, perante uma realidade em que “há já alguns anos são muitas as dificuldades sentidas no acesso à habitação”. Por isso, congratulam-se com “as prioridades apontadas pela Vice-Presidência do Governo Regional, que visam que as famílias tenham acesso a habitação condigna compatível com os seus rendimentos”, e que incluem não só o apoio às famílias mais desprotegidas, por via da habitação social, mas também o apoio à classe média, inclusive aos jovens que muitas vezes se deparam com dificuldades de financiamento para o efeito.
Entre as medidas que estão a ser tomadas, Catarina Cabeceiras realça “o arrendamento com opção de compra”, considerando o acesso a habitação condigna como “uma das formas mais eficazes de combater a pobreza e criar uma sociedade mais coesa”.
Saliente-se, ainda, “a relevância de criar uma reserva ou bolsa de habitações disponíveis para situações imprevistas, como catástrofes ou outras comparáveis, um desígnio do Senhor Vice-Presidente do Governo Regional a que já está a ser dado cumprimento”.
videos cds