Comissão Política da Ilha Terceira do CDS-PP considera necessário melhorar promoção turística e ligações aéreas
Turismo

Esteve reunida neste fim-de-semana a Comissão Política da Ilha Terceira do CDS-PP para analisar a atividade governativa e o estado da região, no que à ilha Terceira diz respeito.

A CPI da Terceira faz uma apreciação globalmente positiva do governo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM) salientando algumas ações pelo impacto social, como seja o projeto piloto “Novos Idosos” que começou por ser implementado na Praia da Vitória ou as creches gratuitas para todas as famílias.

Ao nível das acessibilidades aéreas o CDS-PP da ilha Terceira considerou muito importante a implementação da tarifa Açores que ao reduzir o valor pago pelos passageiros permite que cada vez mais açorianos possam viajar e conhecer as outras ilhas, impulsionando o turismo interno, um objetivo político do CDS-PP de há muitos anos.

Apesar do ano de 2022 ter sido o melhor ano de sempre no Aeroporto das Lajes, em número de passageiros, o CDS Terceira considera que a política de promoção turística da ilha tem sido ineficaz e tem comprometido seriamente o posicionamento desta ilha na captação de novas rotas áreas, pelo que se exige uma reorientação na definição de uma promoção turística que valorize as particularidades que a Terceira tem a oferecer nas dimensões cultural, histórica, ambiental e gastronómica.

Para o CDS da Terceira, a estratégia de promoção turística para esta ilha tem sido mesmo inexistente, mas mesmo que existisse e fosse correta e ambiciosa, não conseguíamos fazer cá chegar os turistas porque não há voos diretos.

Verifica-se, por exemplo, que não há número suficiente de voos do exterior diretamente para a Terceira, obrigando um número considerável de residentes e turistas para a Terceira a fazer escala (com pernoita, em muitos casos) em São Miguel.

O CDS da Ilha Terceira considera que a mobilidade dos terceirenses está a ser seriamente afetada e prejudicada, tanto para o exterior como no interior da Região, entendendo que cabe à Sata Air Açores proceder a uma melhor organização horária dos voos inter-ilhas, e reivindica o estabelecimento de três voos diretos da Terceira para o Porto.

CDS Açores
05-06-2023
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds