CDS-PP defende investimento público gerador de robustez económica
Economia

O Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores considera que a ação do XIII Governo Regional propicia “estabilidade e robustez económica”.

O Vice-Presidente do Grupo, Deputado Rui Martins, fundamentou a posição numa série de factos demonstrativos do investimento público que tem sido efetuado em várias áreas, desde logo na investigação científica, na agricultura, nos transportes e no setor empresarial, entre outros.

Rui Martins salientou o estado avançado do processo que permitirá a conceção e construção de um navio de investigação, “após décadas de inação neste particular”.

“Vasco Cordeiro pode ter tomado muitas diligências para o tornar realidade, mas foram infrutíferas. Agora, o navio de investigação não é uma promessa, mas uma realidade”, declarou o deputado do CDS-PP, salientando o “elevado potencial da investigação marinha” para a Região, no contexto mundial.

Também no apoio à ciência e tecnologia, Rui Martins realçou o apoio financeiro à Universidade dos Açores, “sem paralelo em anos anteriores”, além dos “imensos acordos de cooperação que têm sido estabelecidos com os centros de investigação regionais”.

Sobre o setor agrícola, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP observa “o maior crescimento de produção e a maior diversificação dos últimos tempos, que contribuirá para uma maior autossuficiência”. Uma das causas desta melhoria deve-se à “maior previsibilidade dada aos agricultores face aos instrumentos de apoios”, assegurada por este Governo Regional. “Com o fim dos rateios, os agricultores recebem aquilo que sabiam à partida que iriam receber. Uma alteração de fundo que contrasta com o que sucedeu no passado com os últimos governos socialistas”.

Aliás, hoje, “só o Partido Socialista é que diz que há atrasos nos pagamentos de apoios”, afirmou Rui Martins. “Não ouvi uma única associação de agricultores a pronunciar-se no sentido de haver atrasos no pagamento dos apoios”, frisou.

No capítulo da mobilidade, foi recordado “o apoio à isenção dos passes para os transportes públicos terrestres”, assim como a paradigmática Tarifa Açores, cujo sucesso parece incomodar a oposição.

“Parece que o Bloco de Esquerda quer obliterar da realidade açoriana aquilo que foi a mudança de paradigma na mobilidade dos cidadãos açorianos, no conhecimento das suas ilhas, no incremento da economia”, apontou Rui Martins. “O BE quer apagar isto como se fosse uma memória má, mas não é uma memória má: é uma realidade boa.”

A par do que habitualmente se considera investimento público, o deputado do CDS-PP realçou o impacto positivo da política de redução fiscal levada a cabo pelo XIII Governo Regional, “que não sendo investimento público direto, se traduz em dar confiança às empresas e às pessoas”, fomentando uma “maior solidez e estabilidade da economia”.

Na mesma senda, “o abandono da ideia, inicialmente prevista, de dedicar cerca de 40 milhões de euros ao capital de risco”, é revelador da “sensibilidade deste Governo em identificar o que é prioritário: investir nas micro, pequenas e médias empresas”, concluiu Rui Martins.

CDS Açores
14-06-2023
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds