No âmbito da aprovação do Regime de Política de Juventude para a Região Autónoma dos Açores, a líder parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, afirmou que “o novo diploma vem atualizar um conjunto de políticas que estavam plasmadas num diploma com mais de 14 anos”.
A Deputada enalteceu, nesta quarta-feira, que “já era tempo de adaptar a realidade aos desafios atuais dos jovens” constatando que o documento contou com contributos dos partidos da coligação com o objetivo de aprimorar, ainda mais, a proposta final.
Catarina Cabeceiras refere que o novo Regime de Políticas de Juventude “incentiva os jovens ao associativismo de forma a que os mesmos possam ter mais participação cívica e para que possam contribuir ativamente na construção de medidas e políticas da região”.
A líder parlamentar dos CDS-PP criticou o Partido Socialista afirmando que “durante estes anos o Conselho da Juventude dos Açores era presidido pelo membro do Governo com competências em matéria de Juventude e agora, que o PS não se encontra na governação, pretende alterar esta circunstância”, sendo este um órgão consultivo do Governo Regional.
Referindo ainda que “foi apresentada por via da proposta de alteração da coligação a criação de um Fórum de Juventude dos Açores exatamente para que existisse um órgão autónomo, independente onde as associações pudessem dialogar e debater as diversas propostas, ideias e entendimentos sobre as várias áreas”.
A Deputada evidenciou que “este documento introduz uma transversalidade das medidas, permitindo uma atuação das políticas de juventude nas diversas áreas da governação”.
Em conclusão, Catarina Cabeceiras, congratulou a ação do Governo em matéria de juventude utilizando o exemplo da Academia Empreendedora, no evento I9 Açores, que “decorreu na ilha de São Jorge, no final de maio, tendo sido uma iniciativa de sucesso com uma grande participação das escolas, dos nossos jovens e que, no caso de São Jorge, teve um impacto positivo na economia da ilha e um sinal claro deste Governo na descentralização”.
videos cds