Governo da República copia medidas inovadoras de apoio aos idosos aplicadas nos Açores, afirma CDS-PP
Solidariedade Social

Um ano depois da simplificação do COMPAMID nos Açores, levada a cabo pelo Governo de Coligação PSD/CDS/PPM, vem o Governo socialista da República anunciar a simplificação do Complemento Solidário para Idosos, por forma a que o desconto seja imediato no ato de compra dos medicamentos comparticipados e deixe de ser necessário apresentar um pedido de reembolso posterior.

A líder do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Catarina Cabeceiras, refere que “nos Açores esta decisão foi tomada há um ano, através da simplificação do COMPAMID, levada a cabo pelo atual Governo Regional”, afirmando que “parece que os governos socialistas gostam de anunciar medidas que já foram implementadas pela direita nos Açores, e apropriar-se do mérito delas”. 

A Deputada salientou que “enquanto o Governo de António Costa ponderava esta medida, o Governo de Coligação nos Açores já a tinha implementado, apoiando, só no primeiro semestre de 2023, mais de 20 mil idosos”. 

“Fruto da simplificação do COMPAMID, no primeiro semestre deste ano foram abrangidos quatros vezes mais idosos, quando comparado com o ano de 2019, altura em que apenas 5 mil idosos foram beneficiários deste complemento”, evidenciou. 

A líder parlamentar do CDS-PP relembrou que “o COMPAMID, implementado por proposta do CDS-PP enquanto oposição, alterou o paradigma de apoio aos Idosos na região”. 

“Com o CDS-PP no Governo, não só o plafond deste apoio foi aumentado consideravelmente, passando de 305 euros, em 2018, para 580 euros por idoso, em 2023, como foi simplificado, abrangendo um número recorde de idosos nos Açores”, vincou. 

Estas opções garantem, segundo a deputada, um “acesso rápido aos medicamentos sem que os idosos tenham de gastar o seu dinheiro” e um “combate efetivo à pobreza junto deste grupo vulnerável da população açoriana. 

Catarina Cabeceiras deixou claro que “a verdadeira inovação política é concretizada nos Açores, com um Governo de direita”, tendo acrescentado ainda que, naturalmente, “é mais fácil implementar medidas após ver o sucesso das mesmas noutras regiões”, referindo que assim havia sido com os manuais escolares gratuitos e com as creches gratuitas, afirmando que “a região implementou e a República copiou”. 

“É notório que a região está muito à frente da República no que diz respeito aos apoios sociais”, apontou.

A Deputada felicitou o trabalho desenvolvido pelo XIII Governo Regional dos Açores, através da Vice-Presidência, no apoio aos idosos e aos mais vulneráveis, concluindo que “estas medidas têm um cunho inegável do CDS-PP e continuaremos a trabalhar para dar uma vida mais digna aos nossos idosos e a todos os Açorianos”.

CDS Açores
26-09-2023
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds