Descontaminação de solos e aquíferos: CDS-PP denuncia hipocrisia e desinformação por parte de Francisco César e Berto Messias
CDS-PP

O Partido Socialista abandonou a Praia da Vitória à sua sorte no que diz respeito à descontaminação dos solos e aquíferos. A conquista que os deputados Francisco César e Berto Messias vieram anunciar não é mais do que a cópia de um artigo que consta do orçamento do estado desde 2021: artigo 84.° da lei 75-B/2020. Em 2022 era o artigo 75.° da lei 12/2022. Para 2023 foi o artigo artigo 51.° da lei 24-D/2022 e na proposta de orçamento para 2024 é o artigo 43.°. 

Se o PS da república e o PS dos Açores estivessem verdadeiramente preocupados há muito que a verba superior a 4,6 milhões de euros poderia ter chegado à Praia da Vitória. António Costa governa na república há já 8 anos, desde 2015, e nesse período o PS governou nos Açores 5 anos. Por aquela altura o PS também desgovernava a Câmara Municipal da Praia da Vitória rumo à falência. Eram todos do mesmo partido e nada fizeram pela descontaminação, durante todos esses anos, porque chegados ao fim de 2023 aparecem os deputados Francisco César e Berto Messias a anunciar que o orçamento do estado do próximo ano vai ter uma artigo a garantir a estratégia de descontaminação. Mas esse artigo já lá está no orçamento do estado desde 2021! O que vai acontecer em 2024 não é mais do que repetir um artigo igual ao que tem sido aprovado nos orçamentos do estado desde 2021, sem que nada tenha sido feito. Aparece agora anunciado com uma aura de feito inédito. Não passa, portanto, de um golpe de propaganda para ludibriar os Terceirenses. Os deputados referem que esses apoios estando consagrados no orçamento do estado terão que ser gastos no próximo ano; mas já desde 2021 que aquela verba está consagrada à Praia da Vitória e o PS, o de lá e o de cá, executaram nada.

Exigimos que o PS de uma vez por todas deixe de brincar com assuntos sérios e o governo da república assuma sem rodeios as suas responsabilidades porque já passou demasiado tempo desde que este assunto se tornou público e o quanto o PS dos Açores e o da Terceira se esforçaram para que nada se soubesse.

Nesta matéria, desde que foi tornada pública a contaminação dos solos e aquíferos que o CDS-PP tem lutado pela descontaminação na defesa da nossa terra, do nosso meio ambiente e dos Açorianos e contra a desinformação que alguns responsáveis políticos do PS tentaram e continuam a tentar impor.

Praia da Vitória, 02 de novembro de 2023


CDS Açores
02-11-2023
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds