No âmbito dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais, o Grupo Parlamentar do CDS-PP visitou hoje o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na sequência do incêndio ocorrido no passado dia 4 de maio.
Durante a visita, o Deputado do CDS-PP, Pedro Pinto, afirmou que foi possível constatar o esforço notável dos funcionários do hospital e do seu Conselho de Administração para retomar a normalidade das operações com foco na segurança do atendimento aos utentes do Serviço Regional de Saúde. “O compromisso de garantir a continuidade dos cuidados de saúde, mesmo perante as adversidades, é evidente”.
Para mitigar as limitações no atendimento nas atuais instalações do HDES, várias unidades de saúde do setor social e privado na ilha de São Miguel, bem como os hospitais da Terceira, do Faial, da Madeira e no continente português, têm colaborado de forma sinérgica no atendimento e internamento em diversas especialidades. “Este esforço conjunto assegura que os utentes da ilha de São Miguel continuem a receber os cuidados necessários, independentemente das restrições atuais no HDES”, destacou Pedro Pinto.
O parlamentar referiu ainda que “o Conselho de Administração do HDES informou que está em elaboração um programa funcional para o hospital, com conclusão prevista para o próximo mês de outubro”.
A conclusão deste programa permitirá o avanço para a elaboração do projeto de remodelação do hospital. Até lá, o Conselho de Administração está empenhado em ampliar os serviços clínicos disponíveis nas instalações atuais, com destaque para a instalação de uma estrutura modular na zona do heliporto que aumentará a capacidade de internamento e apoio à cirurgia.
videos cds