Nesta sexta-feira de trabalhos parlamentares foi aprovado, por unanimidade, o Decreto Legislativo Regional que adapta o sistema nacional de monitorização e comunicação de risco, de alerta especial e de aviso à população a todo o território da Região Autónoma dos Açores, proposto pelo Governo Regional.
O Deputado do CDS-PP, Pedro Pinto, saudou o executivo regional afirmando que “em boa hora o Governo nos traz uma proposta para que pretende, através das entidades responsáveis e com uma cadeia de comando bem definida, criar enquadramento jurídico para que haja uma comunicação eficaz com as populações em situação de risco”.
O Parlamentar realçou que o diploma aprovado “vem esclarecer qual é o âmbito de atuação de cada entidade, para que haja uma padronização na atuação, traduzindo-se numa resposta mais eficaz”.
Referiu também que “com a quantidade e informação que as populações têm ao seu dispor, através da internet e redes sociais, é fundamental que a mensagem de alerta chegue às pessoas através de uma fonte fiável, para que a prevenção e o socorro funcionem”.
Em suma, Pedro Pinto, evidenciou que “com este diploma, o Governo Regional garante os meios para conseguir alertar o maior número de destinatários possível, traduzindo-se também numa maior segurança para os Açorianos, em situações de risco”.
videos cds