A deputada Catarina Cabeceiras do CDS-PP/Açores, eleita por São Jorge, manifestou esta semana o seu apoio a “todo o investimento que este Governo Regional, em pouco mais de três anos de governação, tem efetuado na melhoria das valências de apoio à infância na ilha de São Jorge”, destacando o mais recente anúncio de “comparticipação da obra de requalificação da Creche e Centro de Atividades de Tempos Livre [CATL] da Santa Casa da Misericórdia das Velas, num valor superior a 4 milhões de euros”.
Catarina Cabeceiras falava à margem de uma reunião ocorrida na passada segunda-feira com a Provedora da Santa Casa da Misericórdia das Velas e com o Vice-Provedor desta instituição, na qual foi frisada “a importância desta obra, não apenas para a instituição, mas também para a ilha de São Jorge”.
“A verdade é que o edifício atual não apresenta condições de segurança”, observou a deputada do CDS-PP, recordando até que “na recente crise sísmica, por falta de condições, esta instituição teve de mudar as suas valências para o edifício da Escola Profissional da Ilha de São Jorge”, onde ainda permanecem instaladas.
Com o investimento agora anunciado, “o Governo Regional PSD/CDS/PPM faz uma aposta clara na melhoria de condições em duas valências desta instituição”, que se repercutirá em “melhores condições para as crianças que as frequentam e para os próprios funcionários”.
Recorde-se que, em Comunicado do Conselho do Governo datado de 11 de julho, foi transmitida a aprovação de uma “resolução que autoriza a celebração de um contrato de cooperação - valor investimento entre o Governo Regional e a Santa Casa da Misericórdia das Velas”, a qual prevê “uma comparticipação financeira num valor até €4.362.562,80, com o objetivo de assegurar o financiamento necessário à execução de obra de requalificação da Creche e CATL”.
“Aguardamos, ansiosamente, o seu início, que avançará agora para fase de projeto, seguindo-se os seus devidos procedimentos”, disse Catarina Cabeceiras.
A deputada eleita pelo círculo de São Jorge, quanto à valência de CATL desta instituição, pretendeu destacar “o esforço conjunto do Governo Regional e da Santa Casa da Misericórdia das Velas em dar resposta à procura por parte das famílias”, o que resultou num aumento de 20 lugares. “Existiam 40 vagas e foi realizado um aumento de vagas, que passaram a ser 60”, frisou.
No entender da deputada do CDS-PP, “toda a aposta que tem sido feita pelo Governo da Coligação nas valências de apoio à infância em São Jorge, tem a importância de dar resposta às exigências atuais, assim como contribui para as políticas de fixação de pessoas e de incentivo à natalidade, tão prementes numa época de declínio demográfico como a que atravessamos”.
Assim, Catarina Cabeceiras apontou estarem igualmente em curso “mais dois importantes investimentos do Governo Regional no que concerne às respostas direcionadas ao apoio à infância e juventude”, ambos já em fase de contratação de empreiteiro: é o caso da “empreitada de Construção do Centro Intergeracional de Santo Antão, do Centro Social e Paroquial de Santo Antão, num valor de mais de 3 milhões de euros” e o caso da “Casa de Providência de São José, para a qual o Governo PSD/CDS/PPM apoiou a aquisição de um edifício na anterior legislatura, e para a qual agora prevê também a adaptação de um espaço de apartamento para autonomização de jovens em risco”.
videos cds