A deputada do CDS-PP/Açores Catarina Cabeceiras, eleita por São Jorge, alertou nesta terça-feira para a “necessidade urgente” de reabilitar o caminho Ponta/Sete Fontes/Farol, classificado como via principal e estrutural no âmbito do Perímetro Agrícola Sto. Amaro/Beira/Rosais.
Mais conhecido por “caminho do Farol dos Rosais”, com uma extensão na ordem dos 6km, trata-se, de acordo com a deputada, de “uma via de acesso agrícola essencial nesta bacia leiteira, a maior do Concelho de Velas”, cuja pavimentação é “aguardada há largos anos”.
Catarina Cabeceiras lembrou que “a Pavimentação do Caminho do Farol é um dos compromissos deste Governo de Coligação PSD/CDS/PPM para a Ilha de São Jorge”, enquadrado numa “estratégia de requalificação das infraestruturas agrícolas públicas”, visando “melhorar e modernizar a acessibilidade dos agricultores, contribuindo de forma direta para o aumento da competitividade das suas explorações e para a melhoria das condições de trabalho no setor”.
“No último Conselho de Ilha, no âmbito da visita estatutária a São Jorge, em maio deste ano, foi transmitido [pelo Governo Regional] que a candidatura [à empreitada] teria sido aprovada”, revelou Catarina Cabeceiras, referindo, porém que “entretanto, já por duas vezes foi lançado concurso para troços mais pequenos que ficaram desertos”.
No entender da deputada, “são investimentos desta natureza que promovem a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e conseguem aumentar a rentabilidade das explorações”, a par da manutenção dos caminhos agrícolas.
“E essa manutenção só é eficaz existindo uma manutenção regular”, considerou.
Nesse sentido, “é uma preocupação que o Serviço Florestal da Ilha de São Jorge não possua a maquinaria necessária para a realização destas tarefas, além de a maquinaria existente já se encontrar obsoleta”, apontou.
Assim, em requerimento dirigido ao Governo Regional dos Açores, a deputada do CDS-PP questionou “qual o ponto de situação” e “qual a calendarização prevista” para a pavimentação do Perímetro de Ordenamento Agrário Ponta/Sete Fontes/Farol, pretendendo igualmente saber se “tem o Governo Regional previsto a aquisição de equipamento apropriado à manutenção dos caminhos agrícolas da sua responsabilidade”.
“Para além do interesse agrícola, o caminho do Farol dos Rosais assume um papel importante a nível ambiental e turístico, estando o Farol dos Rosais inserido na Rede Natura 2000”, pode ainda ler-se no requerimento, que inclui também uma referência à “última Vigia da Baleia que funcionou no Triângulo São Jorge/Pico/Faial e de onde se pode vislumbrar em simultâneo as cinco Ilhas do Grupo Central, com as Ilhas do Pico e Faial a Sul e Terceira e Graciosa a Norte, sendo este acesso procurado diariamente, quer pelos locais, quer por muitos que nos visitam”.
videos cds