“A Casa Amiga é o reflexo da visão social que o CDS-PP/Açores sempre defendeu e concretizou”, afirma Artur Lima
CDS-PP

O Presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, assinalou hoje o 3.º aniversário da Casa Amiga, no Porto, sublinhando a “relevância social deste projeto” que, desde 2022, garante “acolhimento digno e apoio humano aos açorianos deslocados por razões de saúde no norte do país”.


“Coloquei todo o meu empenho pessoal, enquanto Vice-Presidente do Governo, para tornar este projeto possível. Foi uma enorme honra ter inaugurado esta casa”, afirmou Artur Lima, sublinhando a relevância social da iniciativa e a parceria com a Casa dos Açores do Norte (CAN), fundamental para a sua concretização.


“Celebramos hoje três anos de uma conquista política alcançada quando, na qualidade de Vice-Presidente do Governo, tinha a pasta da área social. A Casa Amiga representa a solidariedade transformada em ação concreta. É a confirmação de que valeu a pena defender esta visão em 2022”, afirmou Artur Lima.


Esta casa, gerida pela CAN, acolhe dezenas de utentes todos os meses na cidade do Porto, garantindo-lhes não apenas alojamento, mas também conforto, dignidade e apoio no momento em que mais precisam.


Para Artur Lima, “a Casa Amiga reflete aquilo em que sempre acreditámos: que nenhuma pessoa deve enfrentar a doença sozinha, muito menos longe do seu lar. Este projeto dignifica os Açores e reforça a nossa identidade solidária enquanto povo”.


O dirigente do CDS-PP/Açores sublinhou também que esta solução apenas foi possível através de uma visão política sustentada, baseada em parcerias com associações como a CAN, numa gestão eficaz dos recursos públicos e numa liderança política determinada em transformar promessas em respostas reais.


Por fim, Artur Lima recordou o papel que o CDS-PP/Açores assumiu, ao longo dos últimos anos, na defesa da criação de uma rede de residências de apoio aos doentes deslocados nas ilhas com hospital com o objetivo de “garantir que os açorianos das ilhas sem hospital, quando obrigados a deslocar-se dentro da Região, também o possam fazer com dignidade e apoio”.


CDS Açores
17-07-2025
Comunicação
Categoria: CDS Açores

voltar

videos cds

ver mais em youtube.com

cartazes cds